terça-feira, junho 27, 2006

Papos da Alemanha, Parte 3: Futebol

FOTO: © Daniel De Granville, 2006

Um dos motivos para a minha ida à Alemanha, dentro do Projeto “Macunaíma Besucht Bayern”, foi a realização da Copa do Mundo. Por isto, ainda que meu trabalho com fotografia seja essencialmente voltado à natureza, me senti no “dever” de registrar alguma coisa relacionada ao futebol (o que acabou me rendendo o convite para apresentar uma segunda exposição, no Muffathalle).

Foi assim que, através de contatos com conhecidos e o apoio imprescindível de amigos como o Christopher e o Arnold, consegui credenciais de imprensa para dois jogos do TSV 1860 München. Para quem não sabe, os “Leões” (como sua torcida os chama) são um dos times profissionais de Munique, ao lado do mundialmente conhecido Bayern München. O TSV é o time do “povão”, dos “sofredores” incondicionais que sonham com seu retorno à primeira divisão do futebol alemão (seu auge foi na década de 1960, quando foram campeões nacionais da liga principal).


Ingresso e credencial... | FOTO: © Daniel De Granville, 2006


O melhor de tudo? As duas equipes construíram juntas o Allianz Arena, estádio de futebol mais moderno do planeta, onde foi realizada a cerimônia de abertura da Copa. Ou seja, as partidas dos “Löwen” seriam lá!

Dia de jogo, chegamos de metrô no estádio, tudo muito organizado e civilizado. Na fila, revista geral dos seguranças, eu com os bolsos do colete lotados de lentes e outras tralhas (e sem falar alemão para poder me explicar...). Mas os caras são muito educados e falam inglês – bastou eu mostrar minha credencial de imprensa e a camiseta da seleção brasileira que estava vestindo por baixo e pronto! “Ok, you can go, enjoy the game!”. Vielen dank...

Agora eu precisava pegar o colete oficial que dava acesso ao gramado. O responsável me pede uma carteira de jornalista, explico que não tenho, que estou em um projeto cultural patrocinado pela Secretaria de Cultura da cidade. Ele diz que tudo bem, “pode ser outro documento, eu te devolvo quando você trouxer o colete de volta”. Ofereço meu passaporte, o cara acha que é muita responsabilidade ficar com tal documento. Acabo então entregando a minha carteirinha para ingresso no Balneário Municipal de Bonito. “Ah, este serve, perfeito!”.


FOTO: © Daniel De Granville, 2006


No gramado, após passar pela sala de imprensa onde havia um verdadeiro banquete à disposição, encontro vários outros fotógrafos alinhados com suas superteleobjetivas muuuuito mais potentes do que a minha. Uma fotógrafa alemã me pergunta: “nos estádios brasileiros, os torcedores são tão mal educados como os daqui”?? Ela só pode estar brincando...

Resumo do jogo, o TSV precisava desesperadamente da vitória pois corria risco de cair para a TERCEIRA divisão! Começaram bem, fizeram 1 a 0, tudo parecia caminhar para um final feliz. Mas eis que, aos 44 minutos do segundo tempo, num vacilo da defesa, os adversários empatam... E eu volto pra casa com várias imagens bacanas, inclusive uma foto do placar eletrônico onde aparece o TSV ganhando o jogo por 1x0. “Parabéns Daniel, esta é a cena mais rara que você conseguiu fotografar na Alemanha!”, foi a piada que ouvi dos sempre bem humorados Löwen Fans...


"Daniel na Cova dos Leões"


(Na próxima partida que fui semanas depois, os “Löwen” ganharam de 2 a 0 em um jogo sensacional, e pelo menos garantiram sua permanência na segunda divisão – acho que eu trouxe sorte...).

Abraço de leão após um empate com gosto de derrota... | FOTO: © Daniel De Granville, 2006

Um comentário:

  1. Legal, Daniel! :-)
    Desta vez não deu, mas depois da próxima temporada a gente volta à primeira divisão...
    Grande abraço leonino, tb do Arnold,
    Christopher

    ResponderExcluir